quarta-feira, 28 de maio de 2008

Passo-a-passo

1º. Passo: Base


A base é indispensável para uma maquiagem perfeita, pois garante uma tonalidade uniforme à pele, já que há regiões mais escuras que o rosto, ao redor da boca e dos olhos por exemlo.


  • Aplicação: Melhor aplicação é espalhar com uma espoja, deixa mais leve e espalha melhor, deixando mais natural a superficie do rosto, contudo também pode ser aplicada com os dedos ou com um pincel chato. Pontilhe a base em todo o rosto e pescoço com ajuda da esponja ou qualquer ferramenta com a qual você vai trabalhar para espalhar a mesma, espalhando sempre de dentro para fora, ou seja, do centro do rosto para fora. Não esqueça de lugar nenhum, como por exemplo ao redor do nariz e pescoço, tomar cuidado para não passar nas sombrancelhas.
    Quando for espalhar no pescoço, pode ser misturado com um pouco de hidratante para espalhar melhor e dar uma aparência melhor, pois evita manchas.
    Obs.: não deve-se passar pó sem que tenha aplicado base anteriormente, pois o pó não se fixa na pele.

2º. Passo: Corretivo

Corrige com eficácia "pequenas" falhas e manchas na pele, sendo que é dificil alguém escapar de algum toque de corretivo para eliminar pequenos sinais, espinhas (cuidado com alguns tipos), olheiras, manchas e etc.

  • Aplicação: Com o pincel aplique uma pequena camada aonde queira disfarçar, porém cuidado para não colocar muito produto no local, pois às vezes o que você quer disfarçar e acaba aparecendo mais. Deixe secar por um instante e depois espalhe - palpitando - com a ponta dos dedos ou com uma esponja.
    Aplique um pouco nos lábios, ao final verá como fica bonita a maquiagem e fixará melhor o lápis ao contorno do mesmo e também o batom utilizado.
    Aplique também na pálpebra.


3º. Passo: Pó

Completa a maquiagem, proporcionando uma aparência natural, luminosa e aveludada na pele.
Usa-se o pó para: fixar a base, absorver o suor e eliminar secreções sem ressecar a pele.
Apresenta-se em duas formas: Translúcido e o Compacto.


Translúcido: É bem mais leve, deixando a pele com um efeito luminoso, acetinado. Usa-se para fazer a maquiagem e não para retoque da mesma. Este, é um produto que não pode ficar circulando, porque ele é em pó mesmo, podendo faze uma sujeira na sua bolsa.


  • Aplicação: Com um pincel grande, palpite-o sobre o pó (mas certifique-se que não pegou muito do produto) e pincele-o por todo o rosto de forma suave, certificando-se que passou em todas as regiões. Passe um pouco também no pescoço.

Compacto: Proporciona uniformidade à pele e, principalmente, fixa as camadas anteriores (base, corretivo etc.), aplicar somente com a esponja que o acompanha. Por ser um pó de microtextura, toque aveludado, e prensado, adere melhor à pele, é mais utilizado em retoques da maquiagem. Pode ser reaplicado várias vezes ao dia, conforme sentir a necessidade.
  • Aplicação: No retoque da maquiagem, pegue com a esponja que acompanha o produto, uma quantidade pequena (para que não fique concentrada uma camada muito grossa em um só local), assim você vai espalhando "PALPITANDO" pelo rosto, pegando mais um pouco de produto, e espahando. Certifique-se que espalhor naturalmente, ou seja, proporcionalmente por todo a face.

AO FINAL DESSE PASSO, CERTIFIQUE-SE QUE NÃO HÁ MANCHAS NO PESCOÇO, COMO UMA DIVISÃO DE COLORAÇÃO, POIS MUITAS VEZES A LUZ NOS ENGANA, PRINCIPALMENTE AS ARTIFICIAIS.


4º. Passo: Olhos (a parte mais gostosa da maquiagem...)


Sombra: É utilizada para dar cor aos olhos, iluminando os mesmos.
Deve-se haver uma harmonia nas cores utilizadas e também na cor dos olhos.
Formas: pó translucida, pó compacta e cremosas. Recomenda-se utilizar as cores mais pastéis, marrons, cinza, branco, bege para o dia e tons fortes e cintilantes para noite.

Delineador: Sua ponta deve ser macia e flexível para dar uma maior precisão na aplicação, permitindo traços finos ou mais grossos. Sua secagem deve ser rápida, para evitar que borre depois de aplicado.
Dá expressão aos olhos, realçando e dependendo da forma de aplicação deixa os olhos maiores ou menores, dá aparência misteriosa e sedutora.
Atenta-se que os riscos devem ser iguais de ambos os olhos.
Cuidado também com rabinhos.


Lápis: Têm várias funções, ora de abrir os olhos, ora de deixá-los menores, realçar a cor, dando elegância no olhar e também de pintar a sombrancelhas, disfarçando pequenas imperfeições.
Se a intenção é abrir os olhos, deve-se passar o lápis na parte externa do olhos, onde fica os cílios inferiores.
Se a intenção é deixar o olhos melhor, passe na passe mais na parte interna.
Ao pintar a sombrancelha, deve-se ter leveza ao pintar, para que não dê um ar muito exagerado, deve-se ser natural. Tente pintar somente aonde tem pêlos.
O lápis também pode-se ser usado como delineador, portanto passe na parte superior dos olhos, rente aos cílios. Use a parte da esponja, do próprio lápis (somente alguns tem) para esfumaçar.
Deve-se ter uma textura macia, para que deslize melhor.
Encontramos nas principais cores Preto e Marrom.
Para uma maquiagem mais leve pde-se usar a cor marrom, pois fica mais fraca e natural, e o preto para maquiagem mais marcada.

Kajal: É como um lápis, tendo também várias funções.
Sombra, Delineador e Lápis
Muitas mulheres ainda preferem utilizar o Kajal, por ser muito macio.
Não é indicado pintar sombrancelha com ele.


Rímel: A máscara, também chamada de rímel, é expremamente importante, ele tinge, alonga e aumenta os fios. Aplica-se após total aplicação da sombra e do delineador, ou seja, após aplicação completa da maquiagem dos olhos.
Cílios com máscara fica bem em qualquer pessoa, provoca uma melhora imediatana aparência, destacando o olhar.
Pode ser aplicada várias camadas, sendo o mais indicado pelo menos 2, caso os cílios forem grandes, aplique somente nas pontas. Deve ser aplicada com calma e levantando os cílios, procure olhar para baixo, pois fica melhor de aplicar.


Maquiar os olhos é uma parte muito complexa, pois deve-se levar em conta do formato dos olhos e a sua coloração, portanto, vejamos:

Olhos Pequenos:

Use sombra nos tons beges ou marrons. esfumace e contorne sutilmente a base dos cílios inferiores, com a própria sombra. Delineie os cílios superiores com tons de preto ou marrom, podendo usar um delineador ou lápis (para quem não têm muita firmeza nas mãos). Esfumace com sombra marrom a pálpebra superior (sabe aquela voltinha que se faz acima dos cílos quando você fecha os olhos?... não paras er palicado em toda a pálpebra, somente um puco nessa voltinha, e nos cantos de fora os olhos, nunca nos cantos do lado de dentro). Use um lápis branco na linha interna dos cílios inferiores. Passe várias camadas de rímel preto nos cílios na parte superior e inferior.



Olhos Caídos:

Use a sombra, o delineador e/ou lápis (para quem tem firmeza nas mãos) na base dos cílios superiores, ou seja, nos cantos do lado de fora, depois esfumace as pálpebras superior seguindo o clássico amendoado, não esfumace e use tons médios, ex.: azul, marrom, verde etc.
Deixe a parte de baixo dos olhos sem maquiagem.
Passe uma camada de rímel preto, espere um pouco e repita com outra camada, isso somente nos cílios superiores.





Olhos Fundos:


Capriche na sobrancelha para levantar o olhar, pinte-a com um poco de lápis marrom ou com uma sombra com pincel molhado.. Use as tonalidade tons mais claras na maquiagem dos olhos, com os beges opacos, perolados ou metálicos.
Passe muitas camadas de rímel nos cílios superiores e inferiores.
Não use lápis nem delineador, pois o mesmo irá diminir os mesmos, exceto se passar o lápis na parte externa dos cílios inferiores, esfumaçando o mesmo, e o delineador acima dos cílios superiores com um traço bem fino.



Olhos Próximos:

Passe uma sombra clara no canto interno dos olhos e reforce o canto externo superior e inferior com uma sombra escura. Procure não deixar a sombra com formato puxado no canto externo superior, deixe-o mais arredondado.
Você pode passar lápis ou sombra (preto, cinza ou marrom) sobre as linhas internas dos cílios somente no centro para os cantos extremos.

Passe bastante camadas de rímel preto no canto extremo superior.



Olhos Afastados:



Esfumace os cantos internos com sombra escura em direção ao nariz (exceto preta), de preferência as tonalidades marrons.

A base dos cílios inferiores recebe um esfumaçado milimétrico num tom abaixo que o de cima.
Passe lápis ou sombra na linha interna dos cílios superiores e inferiores, nos cantos internos até o centro do olho.

Passe rímel.




EFEITO ESFUMAÇADO (ou esfumado para uns):

O primeiro passo importante é utilizar o pincel de espuminha para aplicar a sombra e depois o pincel de cerdas macias (pincel chanfrado) para esfumar. Com isso a sombra ficará com um acabamento perfeito.

Fazendo isso, é necessário que você identifique onde se esfumaça, ou seja, na parte côncavo dos olhos (onde se faz aquela dobrinha).

Passe a sombra com um pincel de espuminha com uma tonalidade mais escura que da parte superior interna dos olhos, somente do centro do olho para a parte externa, um pouco para cima e um pouco para baixo do côncavo. Comum pincel de cerdas macias espalhe a sombra delicadamente, para que fique uniforme e sem borrões.




Esse exemplo esta perfeito, onde na modelo foi passado uma sombra clara mais na parte interna, e após foi aplicado uma sombra marrom, que fora esfumaçada, fazendo com que ambas se misturem dando uma aspecto de que as cores se uniram gradativamente, do mais claro indo para o mais escuro.





EFEITO ILUMINADO


Você pode utilizar uma sombra branca, rosa claro ou creme, sempre cintilantes, e é aplicado no canto externo e superior das pálpebras, bem abaixo das sobrancelhas e algumas vezes no canto interno dos olhos para algumentar os olhos.
Tomar cuidado com pincéis sujos de outras cores.


5º. Passo: Blush

O Blush serve para dar um ar saudável ao rosto e, principalmete, é um poderoso instrumento para correções de contorno e volume ao rosto.


A cor mais indicada é o Bronze, que combina com todas as tonalidades de pele e de sombras, bem como de batom.

Cuidado para não exagerar, pois o Blush sere apenas para colorir naturalmente as maças do rosto, complementando a maquiagem.
  • Aplicação: Utiliza sempre em pequena quantidade e com delicadeza, soprando o pincel antes de aplicar para tirar o excesso, e aplique de fora para dentro e de cima para baixo, ou seja da orelha para o canto da boca.
Dica: Coloque dois dedos ao lado do nariz - você vai encontrar o ponto certo para começar a passar o blush da orelha em direção às maçãs do rosto. Nunca passe blush sob os olhos, ou de forma circular. Para quem tem rosto fino deve aplicar o blush horizontalmente, na altura das orelhas.


6º. Passo: Lábios

Os lábios devem estar em harmonia com os olhos, ou seja, se maquiar muito os olhos não maquie muito os lábios e vice-versa.
Contornar antes para marcar, modificar o desenho natural e fixar a maquiagem.
  • Aumentar lábios finos: Desenhe o contorno natural deles com um lápis um pouco mais escuro que o batom, do lado de fora dos lábios, esfumace o traço com um pincel e aplique o batom. Use um batom mais claro e cintilante apenas na parte central dos lábios inferiores.
  • Diminuir lábios grossos: Desenhe o contorno pela parte interna dos lábios, com um tom mais claro que o batom que irá usar. Tons escuros de batons diminuem os lábios. Evite usar gloss e batons escuros.
FIQUE LINDA, VOCÊ MERECE!!!!

Nenhum comentário: